terça-feira, 11 de julho de 2017

AULAS DE LIBRAS MOTIVAM ALUNOS NA EUGÊNIO


A professora da Sala de Recursos Merice Fátima Copini Meneghetti tem ministrado aulas de Libras nas turmas regulares que possuem alunos incluídos. Segundo ela “não é significativo ensinar libras somente para os alunos com deficiência auditiva, pois os mesmos não tem com quem se comunicar, mas é importante ensinar também para os alunos do ensino regular. Só assim o processo de inclusão de um deficiente auditivo pode ocorrer de forma completa, pois a aprendizagem só ocorre com a troca de informações e experiências. Professores e alunos devem conhecer a linguagem dos sinais e praticá-la em sala de aula para que o surdo-mudo possa interagir, aprendendo a ler, escrever e entender o mundo que o cerca.”

 As políticas públicas de inclusão deixam muito a desejar, pois aos professores das turmas regulares não é oferecido nenhum curso para se aperfeiçoarem e poderem se comunicar com esses alunos em aula. Muitos profissionais recebem esses alunos e não sabem como lidar com eles, pois a comunicação entre os mesmos é precária e insuficiente para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

A princípio a professora tem trabalhado juntamente com as professoras regentes que possuem alunos incluídos, o alfabeto em Libras. Os alunos adoraram e é impressionante a facilidade e rapidez com que aprendem e memorizam a linguagem de sinais. Nos próximos encontros será dado seguimento, aprendendo os numerais e mais tarde o alfabeto manual (gestos).


Além dos alunos gostarem das aulas, passaram a refletir a respeito de como é viver em um mundo sem sons e aprenderam que é importante respeitar e acolher os colegas neste processo de inclusão. Aprender a respeitar as diferenças é importante para a construção de um mundo mais justo e igualitário, onde os preconceitos possam ficar no passado e tudo que era tido como impossível possa se tornar realidade.






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