
O Projeto de Formação Continuada desenvolvido pela Eugênio mobilizou um grupo de mais de 100 profissionais da Educação, oportunizando aos professores uma reflexão profunda sobre seu papel na sociedade contemporânea, objetivos alcançados e metas para o futuro, definição de critérios e princípios a serem seguidos por toda a comunidade escolar.
O ponto de partida da semana de formação continuada para professores neste ano foi o desejo profissional e ético de cada educador, de organizar os saberes e as competências necessárias para que se tenha uma Educação de qualidade neste início do século 21. É um momento em que o grupo de professores deixa seu papel em frente às suas turmas para ocupar então o lugar de aluno, refletindo, pesquisando, debatendo, fundamentando-se e contextualizando as suas práticas pedagógicas frente aos tantos desafios enfrentados.
Nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes, o grupo teve a oportunidade de discutir sobre as bases neurológicas da aprendizagem, com o Professor Dr. Cleber Ribeiro Álvares da Silva. Neste dia, o palestrante trouxe muitas informações sobre como ocorre a aprendizagem no cérebro da criança e o do jovem, bem como apresentou características relacionadas aos alunos portadores de necessidades especiais e alternativas de inclusão.
Já a Professora Ms. Maria José Machado de Lima discutiu sobre políticas educacionais, competências necessárias ao professor do século XXI e ainda sobre o papel da Escola e da família em relação à Educação dos nossos jovens.
No dia de hoje, o Professor Dr. Giovani Martins discute com os professores sobre fundamentos pedagógicos e metodológicos da Educação, oportunizando uma ampla reflexão sobre o que significa ser um bom professor, que fazeres perpassam a prática cotidiana em sala de aula, permeada por subjetividades, diferentes crenças e concepções de valores.
Já em Santa Cruz do Sul, durante os dias 16 e 17, a formação proporcionada pela 6ª CRE mobilizou para a discussão sobre a mediação dos conflitos escolares e bullying, com o Professor Aloízio Pedersen, que discorreu de forma bastante dinâmica sobre as muitas formas assumidas pela violência em nossas escolas, e de que forma este quadro pode vir a ser revertido.
Na tarde do dia 16, a Professora Mônica Ramos abordou a questão da escola inclusiva. Já no dia 17, no turno da manhã, o Professor Emerson Silveira, Coordenador Pedagógico da 6ª CRE, discorreu sobre interdisciplinaridade, pedagogia de projetos, novos rumos da escola a partir da implantação do novo Ensino Médio Politécnico, avaliação e regimentos escolares. A tarde final do encontro ficou reservada aos Programas Educacionais desenvolvidos pela 6ª CRE.

A formação continuada desta semana nos trouxe muitas coisas boas, muitas novas experiências e oportunizou a discussão e o debate de ideias. Temos a certeza de que chegaremos renovados e fortalecidos ao ambiente escolar, no dia 30 de julho, para o retorno das atividades escolares e para o encontro com nossos queridos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário